Teorema de mahlli: Não me decidi em qual faculdade entrar, e agora?

Não me decidi em qual faculdade entrar, e agora?


A importância de ter uma faculdade esta cada vez mais aparente no mercado de trabalho, mas nem sempre temos o investimento certo, ou simplesmente não sabemos que curso escolher. Foi isso que aconteceu comigo, acabei o ensino médio a um ano, e decidi não ir direto pra faculdade, pois não tinha uma ideia certa de que curso prestar. Vou confessar que tem aqueles momentos aonde você vê a maioria dos seus amigos do ensino médio na faculdade e pensa ‘’fiquei pra trás’’, mas eu sei que foi a melhor decisão que tomei, pois mudei muito a minha cabeça de lá pra cá, e isso influenciou muito em todas as áreas da minha vida.

Sabemos que faculdade é coisa seria, precisa ser bem pensada, afinal ninguém quer passar quatro anos estudando uma coisa que detesta. Eu não me iludo achando que o curso que eu for escolher vai ser uma maravilha a todo momento, sempre vai ter aquela matéria que a gente vai detestar, e aquele professor insuportável, mas quando é algo que realmente queremos acaba valendo a pena.


Conversando com os pais:

Eu tive a grande sorte de não ter problemas com os meus, o único momento que me lembro de que minha mãe falou sobre o assunto foi quando uma amiga estava entrando na faculdade e então ela me cobrou (mãe, é mãe né haha). Mas eu tive muitos amigos com problemas com os pais nesse momento, ou os pais queriam que fizesse outro curso, ou não aceitavam a ideia de ficar em casa parado.

Nas duas questão o ideal é conversar com os pais, e o mais importante mostrar que você vai estar empenhado em correr atrás de outras coisas durante esse tempo. Mostre que você vai procurar descobrir o seu verdadeiro talento, e se o seu talento estiver ai, e eles acharem que isso não vai render, se dedique cada vez mais para que uma hora eles percebam que talvez  desenhar, ou fotografar  vai trazer grandes oportunidades pra você.

O que fazer?

Se tem uma coisa que eu não gosto é de ficar parada, por isso vim dar umas dicas pra quem não foi direto pra faculdade, mas não quer ficar olhando pro teto em casa. Algumas delas foram muito uteis na minha vida, e ainda estão sendo. 

Técnico.

O curso técnico abre as portas pro mercado de trabalho mais rápido, porem não substitui uma faculdade. As vantagens de um curso técnico é que é um ótimo recurso pra quem quer se descobrir na área de trabalho, e não quer cair de paraquedas em uma faculdade qualquer.  Afinal se você não gostar do curso não vai ter uma perda tão grande quanto teria em uma faculdade.

Inglês:

Não estou falando em apenas começar um cursinho de inglês, mas sim, se dedicar por inteiro na língua. Assistir seriados, filmes, livros, e se possível tudo em inglês, sem legendas. O seu inglês vai abrir grandes portas, e não vai ser por causa da melhor escola que você vai dominar a língua, é claro que ajuda, mas o que realmente vai contar vai ser o esforço que você vai dar nele  a cada dia.

Trabalho:

Nem sempre a gente vai ter aquela grana pra começar algum curso, ou até mesmo investir em algo que queremos muito, então trabalhar vai ser a melhor forma pra você. As vezes o primeiro emprego não é aquele  dos nossos sonhos, muitas vezes passa longe disso, mas se você tiver uma meta e bom humor, as coisas acabam se tornando mais agradáveis.

Pratique o que você gosta:

Não estou falando em apenas sair com os amigos e se divertir, mas sim em praticar uma área que você tem talento, se você gosta de veterinária então busque livros sobre o assunto, se gosta de fotografia comece a se dedicar a isso. Não importa o que seja apenas pratique, e persista nisso, busque se informar mais, estudar mais, os resultados vão vir naturalmente.

Intercambio:

Se você tiver uma condição legal pra fazer um intercambio não perca tempo, o intercambio além de te dar experiencia com o inglês, conhecer pessoas novas, culturas diferentes, vai fazer portas se abrirem pro mercado de trabalho.

Cursos diversos:

A faculdade ocupa muito tempo do dia, e teremos que deixar algumas coisas de lado, então é o momento ideal para fazer aquele curso que você tanto desejava: Desenho, maquiagem, yôga, dança, artesanato... seja ele qual for, a hora é agora.

Estude pro vestibular:

É o melhor momento pra estudar pro vestibular, rever todas as matérias da escola, procurar vídeo aulas, se dedicar ao máximo. Se você puder se dedicar por um ano somente estudando pro vestibular com certeza vai tirar uma nota boa, e conseguir uma boa bolsa.


Esse foi o post de hoje, o que acharam? me contem nos comentários. Estou aberta a sugestões de post como este. 

Comentários do facebook
48 Comentários do Blogger

48 comentários:

  1. Excelente seu post! Eu comecei uma faculdade que não queria e acabei de apaixonando pelo curso. No fim, acabei fazendo a que eu queria em primeiro lugar também.
    Muito boas suas dicas.

    Beijocas
    rendasepaetes.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu post. Agradeço por não ter chegado nesta fase ainda, mas, daqui 3 anos é minha vez rs
    Beijos, www.blogdoseujeito.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre fui desse pensamento, que só estudaria uma coisa que eu realmente amo e por isso optei por letras, não terminei o curso, mas sei q estou em uma área que me agrada e muito
    Bjus

    http://www.morenaemoderna.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a postagem, é um guia muito bom para quem está em dúvida. Eu tinha muita dúvida também mas meu coração sempre foi da profissão docente (ser professora) eu negava isso mas agora tenho certeza que é o que realmente quero.

    Espero sua visita em meu blog <3
    Estou te seguindo, adorei aqui. Kisses ~~

    http://lugarnenhum.tk/

    ResponderExcluir
  5. Chegou uma época em que eu nem sabia o que eu queria ser... E eu achava melhor ser o que meu pai queria. Mas o tempo foi passando e acabei reparando que eu tinha que fazer o que eu gosto. Não sei se minha opinião vai mudar no futuro, até porque eu mal estou na faculdade.
    Kissus da Isa
    By || Doce bunny ||

    ResponderExcluir
  6. Excelentes dicas! A entrada na faculdade é realente um passo importante! Devemos informar-nos o melhor possível e ponderar todas as opções!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post é realmente uma coisa que acontece..
    No começo eu não sabia muito bem que faculdade fazer, então pensei no que eu era boa e acabei fazendo uma boa escolha, não me arrependo.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  8. Amo ingles, haha! Adorei as dicas, super ajuda quem tá nesse dilema <3
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    www.facebook.com/iamcamilakellen

    ResponderExcluir
  9. Mariana.
    Que ótimo post, estou com uma filhota em casa que está passando por esse momento tenso rsrsrs Mas, pelo menos ela já sabe o que vai cursar, só está esperando a segunda entrada, no caso, no segundo semestre !!

    Bjokas, Sheyla.
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu coloquei na minha cabeça que quero fazer jornalismo, é isso que eu quero e tenho q ser, sabe? mas as vezes me da aquele medo, será que escolhi o curso certo? será que é a area que eu quero? será que eu vou me dar bem? Eu tenho muito medo de na hora, jornalismo não ser o que eu quero. Tenho medo de desistir no meio do curso e decepcionar os meus pais. O que eu queria era esperar um ano, e fazer como tu falou, fazer curso, trabalhar, buscar as coisas que eu quero, mas meu pai não quer que eu pare, quer que eu vou direto, pois ele tem medo que eu desisto da faculdade. Eu sei que não vou desistir, mas sei lá. Esse é meu ultimo ano no colégio, tenho outras áreas que eu queria cursar na faculdade e não me sinto preparada para vestibular e enem. Enfim, vamos ver com o tempo né? ;v
    Beijos da mah♥

    eieusouamah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Muito bacana o post com dicas, eu mesma já tinha certeza do que ia fazer, mas aí acabei vendo sob outra perspectiva e agora estou meio perdida, rsrs.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. As coisas realmente de uma hora para a outra podem mudar, e ir pra faculdade é um passo que precisa ser dado nos dias atuais. Que bom que você tem em mente. Eu já tô terminando a minha em abril e não sei o que fazer depois. Arrumar um emprego seria o ideal, mas eu gosto de estudar (se bem que arrumar emprego tbm não ta sendo fácil, mesmo eu saindo de uma boa instituição). Eu me lembro que queria cursar jornalismo, só que de uma hora pra outra caí na biologia e não me arrependo, amo de paixão e sou muito feliz no meu curso (era, porque acabou, mimimi). Boa sorte, Mari!

    Eu, Barroncas | E à vontade!

    ResponderExcluir
  13. Ótimas dicas. Assim que a gente termina o Ensino Médio é bem comum ficar com dúvida sobre que faculdade fazer, então é mesmo uma boa pra quem ainda não se resolveu ir dedicando o tempo livre pra fazer coisas úteis.
    Eu mesma estou no segundo semestre da minha faculdade mas ainda tem dias que me pergunto se era isso mesmo o que queria fazer, rs.
    Beijos. ♥
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  14. Bem legais suas dicas pra quem não se decidiu que faculdade entrar, eu não cheguei nessa fase ainda, rsrsrsr!!

    pequenos-exageros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Decidi qual curso e qual faculdade quero há um bom tempo, pra falar a verdade. Conheço muitos amigos que sofreram pra escolher o curso e a universidade que queriam. Recomendo escolher um curso que tenha a cara dos gostos pessoais e da habilidade da pessoa. e a universidade, recomendo escolher a mais próxima.

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oie Mari linda, tudo bem?
    Já passei pela fase angustiante de não saber o que escolher na faculdade, e uma dica que dou também é procurar um orientador vocacional. Mas não apenas desses on-line, mas um profissional que te oriente. na minha cidade existem vários e são gratuítos. Adorei suas dicas, gostaria de tê-las tido antes de entrar na faculdade.
    Um super beijo florzinha linda.
    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amei suas dicas, já escolhi o que quero mais seu post me ajudou ainda mais <3

    www.quasedezesseis.com

    ResponderExcluir
  18. Eu estou louquinha da vida por que até agora não me decidi que faculdade entrar,queria cursar tantas rsrs.
    Mas as dicas são ótimas,gostei muito <3
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. O importante mesmo é fazer aquilo de que se gosta...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  20. Post perfeito! Eu escolhi de supetão mas não me arrependo em nada, em nenhum momento! hehe e você, já escolheu o que quer?

    Um beijo grandããão!!
    Cá do Aquela Princesa

    Sorteio de um domínio .com! Corre e participa!

    ResponderExcluir
  21. Simplesmente amei o post! Eu tô no terceiro ano agora e decidi que quero cursar Jornalismo, que é uma coisa que eu gosto bastante, mas antes eu passei por uma fase de querer cursar tudo e depois de não querer cursar nada hahaha seu post vai ajudar muita gente, Mari!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu estou no ultimo ano do Ensino Médio = decisão. Eu estou muito confusa ainda. Mas eu quero fazer faculdade de jornalismo. Mas enfim, gostei muito do seu post posso ter certeza que vai ajudar muita gente assim como me ajudou.
    http://pensamentosdefabs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Você fez bem e tinha a cabeça no lugar. Entrei assim que sai do ensino médio. Hoje, minhas amigas não querem estudar e sou a única que estou na faculdade. Posso até não trabalhar com o curso que estou fazendo, mas aprendi muita coisa com ele, principalmente a crescer e enxergar novos horizontes. Adorei as dicas!

    Beijos! ♥
    Blog | Instagram | Canal no Youtube

    ResponderExcluir
  24. Great post
    Would you like to follow each other ? I'll follow back after it

    Www.miharujulie.com

    ResponderExcluir
  25. o post ficou ótimo, mt bom mesmo!
    eu passei por isso e fiquei pensando por dois anos o que queria fazer mas graças a Deus eu encontrei algo que eu me apaixonei a primeira vista haha

    www.blogamorarosa.com

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  26. Não é uma decisão fácil mesmo, deve pensar bem para não se arrepender mais tarde.
    Beijos
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Ótimas dicas, não entramos direto do ensino médio para a faculdade que nem você, mas nesse meio tempo estudamos algo relacionado com a faculdade que escolhemos!!!

    beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Meus pais que me indicaram fazer direito onde faço hoje. Na dúvida quem sabe os pais ajudem!

    Visite-me em https://vidagourmetblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  29. Nesse época do ano passado, eu fiquei fazendo váaarios testes vocacionais pra saber qual curso seria melhor pra eu fazer, haha! Vou indicar esse seu post para algumas amigas minhas, vai ajudar bastante, porque eu adorei.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  30. Amei o post, demorou pra montar mas valeu a pena, né? haha
    Todas as dicas são valiosas, e apesar de eu não estar entrando pro curso dos sonhos sei que ainda vou me achar.

    Beijão
    http://perigosasgarotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Esse post super valeu a pena. Isso de faculdade é complicado. Mas eu acho que vale muito a pena investir em curso, viagens (intercambios) caso você não saiba o que quer. tanto porque o conhecimento da vida pode te abrir muitas portas. Eu sou formada em fotografia, estudei ingles por um tempo! Paguei o curso TODO e fui só o primeiro ano! Pois é me julgue. Mas vendo seriados, e filmes eu aprendi demais. Agora quero começar outra, mas to naquele dilema do será. Adorei o post Mari!

    Corre dar uma olhadinha no blog que já tem post novo!
    http://dentrodamochila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Ainda vai demorar um pouquinho para eu ir para a faculdade, vai ser só depois do ano que vem, acho que em relação ao curso que eu vou escolher não vou ter problema e minha mãe me apoia muito no que eu quero fazer, mas eu tenho primas/amigas que os pais não aceitam a faculdade que elas querem e eu acho isso horrível, acho que cada um tem que escolher a profissão que quer seguir.

    Beijos, ótimo post.
    http://blogheyfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi Mari ás vezes agente só precisa de um tempo pra decidir melhor e não fazer a escolha errada,tudo precisa ser pensado e analisado!!
    Você está certíssima e tem muitas opções a se fazer quando não vai direto pra faculdade!
    Adorei o post!
    Beijos ♥
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. mt bacana seu post para quem ainda nao decidiu! o importante é se manter em movimento e só fazer a facul qd estiver msm bem decidida

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  35. Adorei as dicas, esse post vai ajudar muitas pessoas! Amei
    Beijos e muito sucesso <3
    www.universodasmulheres.com
    Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  36. Ai quando eu não passei de primeira meus pais também nem ligaram, eu consegui entrar na faculdade na lista de espera do pro uni e foi uma alívio, mas acho interessante fazer técnico, inglês essas coisas, ajuda e muito!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  37. Oi flor, tudo bem?

    Amei o post! Super verdade o quesito "praticar o que você gosta"... Descobri que queria ser jornalista através do meu blog :)

    Beijos
    http://www.carolice.com/

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Oie Mari =)

    Sabe que eu acho um pouco injusto essa cobrança sobre o jovens de hoje já saírem do Ensino Médio para a faculdade... a minha época tipo há 13 anos faculdade era para poucos mesmo. Então muitos saiam do Ensino Médio e iam atrás dos primeiro emprego.

    Eu mesma terminei o Ensino Médio aos 17, mas só consegui entrar na faculdade aos 21. Durante esses três anos investi em cursos, e estudei bem o que queria como profissão.

    Me formei em Comunicação para Web e adoro o que faço <3

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
  40. Dicas maravilhosa amei a postagem
    Vídeo Novo: https://www.youtube.com/watch?v=1LOCPg0HbTA

    ResponderExcluir
  41. O post foi muito útil! Sempre tive certeza do curso que queria, mas é uma escolha muito difícil realmente, e nada impede de no futuro você ver que nao era isso que queria e mudar!

    Beijoos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  42. Oi Mari!
    O post foi hiper bem construído, adorei!
    Eu já tenho em mente qual faculdade fazer, que será Publicidade e Propaganda, mas tenho muitos amigos que se formam esse ano e que ainda estão bem indecisos, então essas dicas serão ótimas pra eles <3
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
  43. Eu penso em fazer Medicina Veterinária, mas ainda falta 2 aninhos ! haha
    beijo !
    Julieta sem Romeu

    ResponderExcluir
  44. Oi! Termino o ensino médio este ano, mas eu já tinha me decidido a bastante tempo. Vou cursar design de moda, porque amo e acho que a gente tem que fazer o que gostamos. :3
    Gostei muito do post, com certeza temos que pesquisar muito e ir com calma, pois é algo que vamos nos dedicar muito.
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  45. Quando terminei o ensino médio estava muito confusa sobre qual curso de faculdade fazer, e por esse sentimento bobo de me sentir ficando para traz, acabei optando pelo curso errado, no final das contar eu só fui descobrir o que realmente queria 1 ano depois, então deixei a faculdade de Direito e agora vou entrar em um cursinho e prestar para Jornalismo, minha verdadeira paixão, produzir conteúdo e escrever! Além do cursinho pré vestibular, vou fazer um curso de inglês e continuar me dedicando ao Radioativa Fluffy <3 Nada melhor do que um tempinho pra gente se encontrar!

    Beijos,
    Radioativa Fluffy

    ResponderExcluir
  46. É horrível quando alguém passa por isso, bom graças a Deus eu estou super tranquila em relação a qual faculdade vou entrar, e ainda tenho muito tempo pra pensar e está totalmente decidida a isso.Beijos.

    www.brendacaroline.com.br

    ResponderExcluir
  47. Amiga... a gente nunca tem certeza absoluta quando somos adolescentes! É melhor fazer uma que goste mais ou menos... Ou vc se apaixona muito ou desiste de vez!
    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  48. quando terminei a escola, fiquei uma ano parada tentando me decidir em qual faculdade entrar e que curso fazer. acho uma decisão bem difícil, já que vamos fazer isso a vida inteira.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...